- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. No primeiro dia em que visitamos o Gaggenau, encontramos um espaço que, apesar das suas ótimas dimensões e suas grandes aberturas, era pequeno e escuro pela grande quantidade de objetos e materiais que conviviam juntos, distorcendo sua imagem corporativa.
Por outro lado, o pé-direito duplo do hall permitia uma boa relação com a rua, embora sua sensação espacial ficasse mitigada por ser tratada do mesmo modo que o resto do showroom.
Gaggenau queria converter o showroom em um espaço de experiências, onde fosse possível conhecer, experimentar e desfrutar do seu produto (“Experiência Gaggenau”). Para tanto, o showroom necessitava de um espaço mais polivalente e luminoso.
Para alcançar todos estes objetivos, nosso projeto baseou-se em três estratégias:
1.- Eliminar todo o desnecessário da entrada e reduzir o deck do hall pela metade para aumentar a sensação de amplitude e luminosidade. O novo deck de madeira nos permite realizar dois acessos ao hall e dignificar a entrada.
2.- Situar todo o produto de exposição no perímetro do showroom liberando o espaço central e criando 3 novas áreas sobrepostas com usos distintos. O showcooking, com uma ilha de mármore de 5m x 1,40m, a mesa de experiências gastronômicas com capacidade para 15 pessoas e o espaço de conferências.
3.- Diferenciar a área mais técnica do hall de entrada. A conexão entre a movimentada rua e o espaço técnico, se realiza através do hall de pé-direito duplo forrado de madeira de carvalho para criar um espaço mais amável e relaxado onde a nova escada de ferro, material que remete as origens de Gaggenau, fosse tratada como um elemento escultórico. A zona mais técnica, pelo contrário, segue a linha corporativa de Gaggenau, destacando a parede de madeira onde se encontra o mítico forno Oven EB388-110.
A relação entre estas 3 estratégias nos permite criar um percurso circular, facilitando uma ótima exposição do produto de venda e criando um espaço polivalente.
A iluminação diferenciada entre o espaço perimetral e central, junto a um sistema de automação que permite adequar a iluminação a diferentes cenas pré-configuradas ajudam a desfrutar da nova 'experiência Gaggenau'.